O mercado imobiliário está mudando e, quando isso acontece, pode ser difícil separar o fato da ficção. É aí que entra um profissional imobiliário confiável. Eu vou te ajudar a desmascarar as manchetes para que você possa realmente entender o mercado de hoje e o que isso significa para você.
Mito 1: Os preços das casas vão cair
Uma ficção que muitos compradores podem ter visto ou ouvido é que os preços das casas vão cair. Isso porque as manchetes costumam usar termos semelhantes, mas diferentes, para descrever o que está acontecendo com os preços. Alguns que você pode estar vendo agora incluem:
Apreciação, ou um aumento nos preços das casas.
Depreciação, ou uma diminuição nos preços das casas.
E desaceleração, que é um aumento nos preços das casas, mas em um ritmo mais lento.
O fato é que os especialistas não estão pedindo uma redução nos preços. Em vez disso, eles preveem que a valorização continuará , apenas em um ritmo desacelerado. Isso significa que os preços das casas continuarão subindo e não cairão. Selma Hepp, vice-economista-chefe da CoreLogic, explica :
“. . . taxas de hipoteca mais altas, juntamente com mais estoques, levarão a um crescimento mais lento dos preços das casas, mas a declínios improváveis nos preços das casas .”
Mito 2: O mercado imobiliário está em correção
Outro mito comum é que o mercado imobiliário está em uma correção. Novamente, esse não é o caso. Aqui está o porquê. De acordo com a Forbes :
“Uma correção é um declínio sustentado no valor de um índice de mercado ou no preço de um ativo individual. Uma correção é geralmente aceita como uma queda de 10% a 20% no valor de um pico recente. ”
Como mencionado acima, os preços das casas ainda estão se valorizando e os especialistas projetam que continuará, apenas em um ritmo mais lento. Isso significa que o mercado imobiliário não está em correção porque os preços não estão caindo. É apenas moderado em comparação com os últimos dois anos, que foram recordes em quase todos os aspectos.
Mito 3: O mercado imobiliário vai quebrar
Algumas manchetes estão gerando preocupação de que o mercado imobiliário seja uma bolha prestes a estourar. Mas especialistas dizem que hoje não é nada como 2008 . Uma das razões é porque os padrões de empréstimos são muito diferentes hoje. Logan Mohtashami, analista líder da HousingWire, explica :
“À medida que a conversa sobre a recessão se torna mais prevalente, algumas pessoas estão preocupadas com o fato de que os empréstimos de crédito hipotecário ficarão muito mais restritos. Isso normalmente acontece em uma recessão, no entanto, a noção de que os empréstimos de crédito nos Estados Unidos entrarão em colapso, como aconteceu de 2005 a 2008, não poderia ser mais incorreta, pois não tivemos um boom de crédito no período entre 2008-2022 .”
Durante a última bolha imobiliária, era muito mais fácil conseguir uma hipoteca do que é hoje. Desde então, os padrões de empréstimos ficaram significativamente mais rígidos e os compradores que adquiriram uma hipoteca na última década são muito mais qualificados do que nos anos que antecederam a quebra.
Não importa o que você está ouvindo sobre o mercado imobiliário, confie em mim para te ajudar. Fazendo isso, você terá uma autoridade experiente do seu lado que conhece os meandros do mercado, incluindo tendências atuais, contexto histórico e muito mais.
Comments